sábado, 24 de fevereiro de 2007

"Não se esqueça de que o abuso é sempre a regra"


A Exceção e a Regra

Estranhem o que não for estranho.
Tomem por inexplicável o habitual.
Sintam-se perplexos ante o cotidiano.
Tratem de achar um remédio para o abuso
Mas não se esqueçam de que o abuso é sempre a regra.


(Bertold Brecht)


Não se esqueçam que a história é escrita pelo vencedor e o presente é feito pelo dominador.
As leis que nos regem - não meramente as constituições - mas as coisas que consideramos simplesmente imutáveis, as que 'sempre' estarão presentes, aquilo ao qual estamos acostumados a sermos indiferentes - como passar por um mendigo sem seguer dirigir-lhe o olhar - foram programações criadas em nós pelos "vencedores" em nosso sistema. "Tomem por inexplicável (isto que vemos como) o habitual"



Canção da saída - Bertolt Brecht

Se não tens o que comer
como pretendes defender-te?
É preciso transformar
todo o Estado
até que tenhas o que comer
e então serás teu próprio convidado.

Quando não houver trabalho para ti
como terás de defender-te?
É preciso transformar
todo o Estado
até que sejas teu próprio empregador
e então haverá trabalho para ti.

Se riem de tua fraqueza
como pretendes defender-te?
Deves unir-te aos fracos
e marcharem todos unidos.
Então será uma grande força
e ninguém rirá.


Bertolt Brecht


Transloucados aqueles que esperam que os miseráveis resolvam sua miséria por si mesmos. Hipócritas aqueles que esperam que a pobreza seja combatida pelos pobres. Somente quem pode lutar pela liberdade é aquele que não está na prisão; somente quem pode lutar pela igualdade é o que está acima dos mais fracos. É preciso coragem para vencer a confortável posição de indiferente quando se está sentado em uma poltrona. Levantem-se de seus pedestais, aqueles que dominam, e mereçam seu título de racional e humano.


Lauro Gueluta

2 comentários:

Unknown disse...

Falam sempre, até na própria mídia, que ela tem que ser imparcial!!!
Engraçado, saiu uma reportagem no jornal local da minha cidade (Campina Grande)em que um homem assassinara uma mulher, só que no lugar de a nóticia ser essa, começava assim: Desempregado mata mulher depois... Lembram daquele jornalista que matou a sua namorada e foi condenado? A impressa quase não chamou ele de assassino, só o chamou por falta de palavras.
Agora pergunto: os crimes foram iguais, mas porque o tratamento diferente? Resposta: A impressa quer proteger mais um riquinho, jornalista prestigiado, filho honrado do Brasil!! Que mesmo culpado, por ser o que ele é, a imprensa quer deixa-lo como "inocente".
Outro fato muito comum, é a mídia dá uma ênfase enorme ao um crime como foi o do assassinato do garoto João Hélio (que imoral isso acontecer no Brasil), e não mostrar o lixo que ta a educação nas escolas brasileiras por falta de investimento (por culpa dos políticos desse país), o sucateamento das universidades, os gastos públicos com Deputados, Vereadores, Senadores, a falta de policia honesta ou até mesmo a falta da policia... Não vou citar todos por que se não eu ia passar minha vida toda escrevendo não é verdade?!!?
Mas por que será que a imprensa faz isso? Era para ser imparcial não acham? Aahh, mas é que não se pode mostrar as porcarias, a merda que ta o Brasil. Só pode mostrar o "Crescimento Econômico", os progressos que o "Bolsa Esmola", "Bolsa Gravida", Bolsa Pinga", fez na vida das pessoas. Ou seja, ao que interessa a classe rica e política desse país chamado Brasil de Ricos!!
Nós Jovens desse país temos que acordar, deixar de fingir que não está vendo, ou escutar pelo lado e sair pelo outro, temos que lutar por direito iguais para todos, tempos que lutar por mais justiça e principalmente TEMOS QUE LUTAR PARA QUE FALEM OU NÃO OMITEM A VERDADE!!
Não são todos os jornalistas que vão pela onda do pensamento universal, pelo contrario, fazem a reportagem com uma imparcialidade incrivel. Que pena que a minoria seja asim!
Adorei a iniciativa da Equipe Quiprocó por esse despertar de mentes alucinadas, já que a internet é o meio mais visado pelos jovens! Parabens para vocês!

Equipe Quiprocó disse...

Estou (um dos membros da equipe) muito feliz em ouvir isto Augusto, ouvir sua opinião que me mostra que você faz parta da parcela da juventude que não se deixa alienar, que está disposta a lutar pela justiça e por melhorar este país.

Este jornal está no começo de sua vida ainda. Já teve 1 edição apenas impressa e começa agora em sua versão digital. Gostaria muitíssimo de contar com sua colaboração no se tratar da produção de textos. Este jornal é um espaço livre para todos os jovens que quiserem apoiar nossa iniciativa e você pode ser um deles. Basta escrever seu manifesto, seu artigo, sua reportagem (com o tema político, ambiental, social e coisas relevantes tanto em âmbito nacional como até mesmo municipal, mas trazendo a importância geral) e mande para nosso e-mail que daremos uma olhada e podemos vir a publicar.

Obrigado
Alessandro